Como criar um ambiente adequado e acolhedor na sala de aula de Educação Infantil

Cássia Ravena Mulin de Assis Medel


A sala de aula de Educação Infantil deve ser ampla e pode ser montada em um único ambiente ou em dois os três ambientes, por exemplo.

Deve ser reservado um espaço para a “rodinha”, onde são realizadas atividades do cotidiano como: chamada; calendário; contação de histórias; canto de músicas e outras.

A sala poderá conter alguns “cantinhos”: o cantinho da leitura, de matemática, das ciências, de historia e geografia, de artes, da psicomotricidade e da dramatização.

O cantinho da leitura deve contar com livros de história de papel, de tecido, de plástico e outros materiais; revistas em quadrinhos e, até mesmo, livros confeccionados pelos próprios alunos.

O cantinho de matemática inclui jogos relativos à disciplina, como, por exemplo, dominós, baralho, jogo da memória, ábacos, cuisinaire, material dourado, numerais em lixa e outros que poderão ser adquiridos ou confeccionados pelo próprio professor e pelos alunos. Poderá ser montado um minimercado com estantes incluindo embalagens vazias de produtos e uma “caixa registradora”.

O cantinho das ciências pode conter livros referentes à disciplina; experiências realizadas pelos alunos como o plantio do feijão; um terrário; um aquário.

Para o cantinho de história e geografia, pode estar disponível um quebra-cabeças do mapa do município onde os alunos residem e outro do Brasil, que podem ser confeccionados pelo professor e pelos alunos. E, no caso do 3º Período, uma maquete dos Planetas da Galáxia, incluindo o planeta em que vivemos, utilizando bolas de isopor de tamanhos diversos para representarem os planetas.

O cantinho de artes inclui materiais necessários para os alunos realizarem atividades de artes, como, por exemplo: tinta guache, pintura a dedo, anilina dissolvida no álcool, massa de modelar, revistas para recorte, tesouras, cola, folhas brancas para desenho, lápis de cor, giz de cera, hidrocor e outros.

O cantinho da psicomotricidade, que poderá conter materiais como tênis (de madeira) com cadarço para o aluno aprender a amarrar, telaios (material montessoriano) com botões, colchete, velcron ( para as crianças aprenderem a utilizá-los), tabuleiro de areia, materiais e jogos de encaixe.

O cantinho da dramatização poderá incluir um espelho afixado de acordo com o tamanho das crianças, trajes e acessórios dentro de um baú como fantasias, chapéus de mágico, de palhaço, cachecóis, echarpes, bijuterias, estojo de maquiagem e outros. Além disso, pode ser construído um pequeno tablado de madeira onde as crianças apresentarão as dramatizações.

O mobiliário deverá ser adequado ao tamanho das crianças: mesas, cadeiras, estantes, gaveteiro (para guardar o material pessoal dos alunos: escova de dentes, creme dental, pente ou escova, avental e outros), cavalete de pintura e outros.

Os murais da sala podem ser confeccionados com materiais como cortiça, no estilo flanelógrafo, utilizando tecido próprio, onde deverão ser expostos os trabalhos dos alunos: pesquisas, exercícios, atividades de artes e outros.

Quadro de giz afixado de acordo com tamanho dos alunos.

Todo material que for afixado na parede, como murais, quadros de chamada de giz, linhas do tempo, janelinhas do tempo, cartazes, e outros, deverão ser colocados de acordo com o tamanho dos alunos para que estes possam visualizar.

As paredes da sala devem ser de cores claras, pois além de clarear o ambiente, “passam” tranqüilidade às crianças.

É fundamental que haja um cantinho reservado para colocar colchõezinhos, caso alguma criança adormeça, pois nessa fase algumas ainda dormem durante o dia. É necessário também o travesseirinho e uma manta ou edredon para os dias mais frios.

Concluindo, a sala de aula de Educação Infantil deve ser clara, arejada e deve conter “estímulos” apropriados ao desenvolvimento integral da criança.

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